
O prefeito Zé Simão comenta que desde que Manaíra aderiu ao programa em 2003, o município tem investido muito para que os agricultores recebam este benefício. "Este valor pode ser consideravelmente alto diante da crise financeira em que o país se encontra, mas trata-se de um investimento que garante sustento as famílias que sobrevivem da agricultura no município, então nossa obrigação é cumprir com o compromisso de ajudar aqueles que mais necessitam" fisou o prefeito.
Em 2005, tivemos a adesão de 1.500 agricultores, há dois anos atrás estávamos em 3º lugar no estado, empatados com Nazarezinho (1.319 cotas), perdendo apenas para Campina Grande e Cajazeiras.

O estado também já pagou sua contrapartida restando apenas a análise dos técnicos do ministério para saber se as perdas foram superiores a 50% da lavoura. Se confirmado o município entra na folha de pagamento e os agricultores passarão a receber seus benefícios equivalentes a 850,00 R$, divididos em 5 parcelas.
O município de Manaíra desenvolve essas ações desde 2003 quando iniciou sua cotação que é uma das mais importantes para o setor agrícola. "Nós estamos fazendo a nossa parte, pagando a contrapartida. Agora é esperar que os agricultores sejam contemplados, uma vez que este pagamento depende da análise técnica do ministério para garantir que os agricultores recebam o benefício" comentou o secretário de agricultura Manoel Bezerra.
A portaria nº16 de outubro de 2015 liberou o benefício até a data presente para somente 205 municípios do Nordeste e do norte de Minas e Espírito Santo de um total de 1220 aderidos ao programa. Até agora receberam o benefício 50 municípios do Ceará, 40 municípios de Minas Gerais, 40 de Pernambuco, 75 do Piauí.
Fonte: Manaíra em destaque/sec. de agricultura
0 comentários:
Postar um comentário