Ontem (20/11) foi realizada a 2ª FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO FONSECA em Manaíra - PB. O evento contou com a ilustre presença do prefeito José Simão que aproveitou o momento para anunciar oficialmente a construção de 13 casas de alvenaria na comunidade. "Tenho a felicidade de dizer que nos próximos dias estaremos iniciando a construção de casas de alvenaria em substibuição a casas de taipa, serão 13 casas construídas nesta comunidade, isso é um compromisso do meu governo de promover a saúde e dignidade à esta comunidade" destacou o prefeito que também cobrou a preservação da cultura local, como a fabricação de louças por exemplo, antiga tradição da comunidade que vem sendo extinta com o passar dos anos.
O prefeito prestigiou apresentações de dança, capoeira e trabalhos escolares dos alunos da comunidade.
As secretarias municipais de Educação, Ação social e Saúde realizaram um multirão de ações e apresentações culturais: dinâmicas, entrega de lembrancinhas, exposições, apresentações de danças e teatro, consultas médicas, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de kits de higiene bucal.
Para abrilhantar ainda mais o evento, as louceiras (artesãs) da comunidade através da enfrentante "Dona Maria" fizeram uma demonstração ao vivo de fabricação de louças de barro, as famosas panelinhas do fonseca.
A data passou a ser comemorada oficialmente no município após a aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Luiz Gonzaga Firmino que oficializou o dia 20 de novembro como o dia Municipal da Consciência Negra sendo realizado evento comemorativo todos os anos na comunidade quilombola do Fonseca. Além disso neste mesmo dia o vereador patrocina torneio de futebol e a atrações musicais.
Também estiveram presente membros da Ação Social diocesana de Patos que deixaram uma mensagem de agradecimento e apoio aos quilombolas.
Veja mais fotos do evento:
0 comentários:
Postar um comentário