O prefeito explica que todas as necessidades do cidadão estão no município, "É o município que paga transporte, calçamento, merenda, fornecedores... E os recursos repassados pela união são insuficientes. Então é preciso abrir um diálogo permanente com o governo federal e estadual para discutir o fortalecimento dos municípios bem como reivindicar repasses mais justos".
Com a queda do FPM os municípios esgotaram completamente seus recursos e querem evitar que as famílias paraibanas venha sofrer ainda mais, em razão da ausência da união e do Estado na transferência de recursos.
Assista acima a matéria da TV tambaú, onde o prefeito explica a situação dos municípios
Em nota, a Famup, principal idealizadora do evento explica os dados da crise:
1 – O valor per capita do Programa Saúde da Família está defasado em 58%. O programa custa três vezes mais do que a União paga aos municípios.
2 – R$ 0,30 não paga a merenda escolar. Mas é isso o que o governo federal destina aos municípios para a merenda dos estudantes do Ensino Fundamental. A defasagem é de 32% do valor repassado pela União.
3 – R$ 12,00 por mês não paga o Transporte Escolar das crianças. O programa federal acumula perda de 56,5%. Há atraso nos repasses.
Os recursos municipais têm garantido a maior parte do atendimento a programas prioritários da sociedade paraibana em áreas de saúde (estratégia da saúde da família, vigilância sanitária, medicamentos), educação (Fundeb, merenda escolar, transporte escolar), entre outros programas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFl19_0n5LqWkT25nSFGqOIboSIkKOIx8Qx-huxgFLKh-1zLHGXrlQZURQ8RJG_E3oO8vji3pzIARxQ2zv8LGzlii7Ymk-RUh0BBErFp_z-M1qK8ESMvAg3FsypYBw6ja7NmVOfcMG/s320/IMG-20150924-WA0009.jpg)
Fonte: Manaíra em destaque / com dados da Famup
0 comentários:
Postar um comentário