Na última quinta feira (30), professores da rede municipal e estadual de ensino de Manaíra participaram de uma reunião promovida pela Consulplan e prefeitura com objetivo de discutir os proximos passos em relação ao Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

O consultor da Consulplan Valdemar borges tratou de apresentar suas propostas para divulgação e execução do plano bem como a criação do dia "D" e a realização de multirões de limpeza. Com os professores, Valdemar busca parceria para o trabalho de conscientização da comunidade através da criação de atividades e projetos escolares visando promover o plano através do alunado.
Valdemar explica que 80% do lixo produzido em residências e comércios é reaproveitável e sua venda pode gerar emprego e renda. Para isso está sendo criada a cooperativa de catadores, a qual será responsável pela seleção e venda do lixo evitando que sejam depositados em lixões ou aterros poluindo o meio ambiente, e o consórcio entre municípios no qual os rejeitos (lixo não reaproveitável) serão encaminhados para a cidade polo, que no caso será Princesa Isabel.
O prefeito Zé Sousa se demonstrou otimista com a idéia e disse que vai fazer o que for preciso para resolver o problema do lixo no município. "vamos trabalhar para diminuir o lixo nas ruas e acabar com os lixões e aterros que só causam prejuizos aos cofres públicos e ao meio ambiente, vamos tornar Manaíra uma cidade limpa e admirável" concluiu Zé.
O impacto dessas ações vai conscientizar a comunidade e consequentemente diminuir o lixo nas escolas, ruas, mananciais e espaços públicos além de prepará-los para a coleta seletiva que será implantada em breve.

0 comentários:
Postar um comentário