Prefeitura, estado e governo federal discutem melhorias para comunidade quilombola do Fonseca em Manaíra

   O prefeito Zé Sousa, juntamente com sua equipe de secretários estão realizando reuniões periódicas para discutir com representantes do governo estadual e federal melhorias para a comunidade quilombola do Fonseca.







   Na primeira reunião com os representantes do estado e o MDA o assunto mais abordado foi a questão da água, que segundo o prefeito é o fator mais importante para a vida naquela comunidade. Zé Sousa diz que o solo da região é areno-limoso (mistura de areia, argila e piçarra) e impossibilita a escavação de barreiros, e que o problema da água só será resolvido com a construção de uma adutora, uma obra de grande porte que a prefeitura não tem condições de arcar e por isso ele cobra do estado e do governo federal. 
  Outros assunto também foram colocados em pauta como a construção de uma escola de ensino médio, melhoria das estradas e programas de saúde para o quilombo.

   A segunda visita contou com a presença do delegado federal Luiz gonzaga F. Júnior que levantou a questão da profissionalização dos quilombolas através de cursos de artesanato e plantação de legumes, como forma de criar alternativas de trabalho para sobreviver aos efeitos da estiagem, já que praticamente todas as 51 famílias do quilombo são formadas por agricultores e criadores que com a seca ficam impossibilitados de produzir ou de criar, passando a depender unicamente de recursos públicos. Zé Sousa por sua vez cobrou novamente a construção da adultora assim como o ex vereador Tiago Rabêlo e também aproveitou para apresentar a nova estrada que dá acesso a comunidade que além de diminuir a distância para a cidade foi melhorada afins de permitir o tráfego de carros baixos, como fiats, gols e etc. Aliás, o prefeito está recuperando todas as estradas de terra do município, a exemplo da estrada do Caruá, onde está sendo feito passagem molhada, calçamentos... E vai beneficiar diretamente os moradores das comunidades Umburana dos Diniz, Fortaleza, Caruá, Duas Pedras, Olho d'água entre outras.
Nova estrada que dá acesso a comunidade Fonseca refeita por Zé Sousa
Compartilhe no Google Plus

Autor Manaíra em Destaque

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário