A prefeitura Municipal de Manaíra realizou na noite de ontem (11) uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento foi organizado pela Sec. de agricultura com o apoio das Sec. de Ação Social e Educação onde cerca de 500 pessoas estiveram presentes, incluindo autoridades locais como o Prefeito Dr. Zé Sousa, secretários municipais, vereadores, sindicalistas, representantes de instituições religiosas... e autoridades de cidades vizinhas como o Prefeito de Juru Luiz Galvão e o Vereador Irismar Mangueira de Princesa Isabel.
Zé Sousa disse que o evento é de muita importância para o município. "Estamos vivendo um momento histórico em que o mundo se volta para a preservação do meio ambiente, e o que vai ser apresentado aqui servirá muito para o nosso futuro". Ele também fez um apelo aos cicadãos sobre limpeza urbana: "O lixo não é de Zé Sousa, o lixo é de cada um de nós, então peço encarecidamente que apartir deste momento histórico em que Manaíra vive, cada um se coscientize sobre este plano para que possamos ter uma cidade cada vez mais limpa, e isso só será possível com a colaboração de vocês" disse o prefeito Zé Sousa que finalizou agradeçendo a todos pela presença.
Também falou o vereador Irismar Mangueira que foi enfático ao dizer que "o município de Manaíra tem a felicidade de está um passo a frente de outros municípios, inclusive de Princesa Isabel, por está realizando este evento tão importante na história ambiental deste município, são poucos os lugares onde gestores estão abertos ao diálogo ambiental, inclusive ao investir dinheiro nisso" comentou ele, também parabenizando o prefeito pela importancia dada ao meio ambiente.
O evento seguiu com apresentações de dança dos alunos da escola municipal CRN, Xaxado do SCFV, teatro com a equipe de estagiários do IFPB e em fim a apresentação do plano pelo Consultor da Consulplan Valdemar Borges, da cidade de Juazeiro da Bahia.
Valdemar apresentou primeiramente o levantamento da Composição Gravimétrica, na qual indica a quantidade, peso e tipo de resíduos que são produzidos no município. Depois ele apresentou como funciona a cooperativa de catadores que será responsável pela separação dos resíduos e por fim como será o sistema de coleta do município e como será o consórcio intermunicipal de rejeitos. Depois da apresentação foi liberado para que populares pudessem fazer suas perguntas em relação ao Plano.









0 comentários:
Postar um comentário