Reunião define a criação da cooperativa de catadores de Manaíra


   No dia 08 de maio, a Prefeitura Municipal de Manaíra através das secretarias de agricultura e ação social e a consultoria CONSULPLAN se reuniram com catadores autônomos do município com o objetivo de confirmar a criação de uma cooperativa de catadores de lixo. 

   Apesar desta cooperativa ser autônoma, ela tem papel fundamental para gestão ambiental como também na formalização do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), pois ela será responsável pela triagem dos resíduos gerando um lucrativo considerável para os catadores, evitando o descartamento de produtos que possuem valor econômico como papeis, plásticos, vidros e metais, evitando assim a degradação do meio ambiente por meio destes e também gerando emprego e renda para os catadores.

   O consultor da Consulplan Valdemar Borges, muito otimista, tratou de encorajar os interessados e disse que prestará apoio para os catadores através de sua capacidade técnica no assunto.
   Também esteve presente o secretário de ação social do município Veronilson Delfino e o secretário de Agricultura Manoel Bezerra (Lia). Veronilson anunciou apoio social e psicológico através dos programas de assistência social, e Lia disse que ajudará no que for preciso.

Presidente e membros do conselho fiscal da cooperativa
   Inicialmente doze pessoas mostraram interesse em participar da cooperativa, que já começa a ser definida a partir da escolha do presidente e membros do conselho fiscal (foto ao lado). Restando a parte burocrática, que é a legalização, registro em cartório, aquisição de equipamentos e cursos de capacitação além da inserção da cooperativa no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.






Redação e fotografia: Roger Fonte

Compartilhe no Google Plus

Autor Roger Fonte

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário