7 de setembro de 2013



Redação: Zilvanete Beserra
Secretária de Educação e cultura
    O Desfile do Sete de Setembro da Rede Municipal de Ensino ,  em nossa cidade, este ano fez uma belíssima e importante homenagem à Banda Marcial Juventude Manairense, enfocando o tema: (SOMOS A MÚSICA QUE TOCA SEU CORAÇÃO - 17º ANIVERSÁRIO DA BANDA MARCIAL JUVENTUDE MANAIRENSE).

             É oportuno registrar que o ensino da disciplina “Música nas Escolas Públicas e Particulares” tornou-se obrigatório na educação básica e no ensino médio, de acordo com a Lei nº 11.769/2008, razão por que, este ano, resolvemos enfocar o tema em destaque.
  
             A educação escolar, seja ela em todos os níveis, descobriu na música, através de sons, melodias e mensagens, um suave caminho para o despertar do ensino/aprendizagem; a disciplina Música nas Escolas reafirma essa descoberta.
 

            As bandas marciais são manifestações de grupos populares surgidas em meados do século XVIII.
           “A BANDA MARCIAL É UM POTENCIAL INSTRUMENTO MUSICAL SOCIALIZADOR E INCENTIVADOR DA EDUCAÇÃO, DA ARTE E DA CULTURA DE UMA COMUNIDADE”.
            A banda marcial, em nossa comunidade, vem trabalhando o aspecto artístico e cultural, com novos instrumentos, novos uniformes, novas evoluções, novos temas musicais, objetivado redescobrir a beleza e a importância da arte na sutileza e na profundidade da música...  
            Se comparássemos a nossa comunidade a uma grande banda marcial, diríamos que a musicalidade, que dela provém, é o amor que nos embala para a vida; e a harmonia dos seus acordes é a união dos nossos propósitos e ideais em busca de um objetivo comum, cujo fim seria o que a banda canta e toca: a felicidade! 
           A banda é a comunidade; os integrantes somos nós; os instrumentos são os nossos objetivos, que juntos e de forma harmoniosa, tocam a canção do amor.
            Tivemos a participação das escolas da rede municipal de ensino que prestaram suas homenagens à Banda Marcial. Destaque-se: EMEF. Professor Cícero Rabêlo Nogueira, Creche Maria Lúcia Simplicio, Peti e Projovem, como também todas as escolas da zona rural, com hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, apresentações de estandartes, brasões, mensagens, grupos de danças, finalizando com a apresentação da Banda Marcial.

            Por fim, ficam os nossos sinceros agradecimentos a todos os alunos, pais, diretores, coordenadores, pessoal de apoio, à Banda Marcial Juventude Manairense, cuja denominação tem verdadeira correlação, uma vez que é dessa juventude maravilhosa que nascem as perspectivas e os ideais de uma nova geração; enfim, agradecemos a toda comunidade, especialmente ao Prefeito Zé Simão que mais uma vez, se disponibilizou de forma espontânea e autêntica, para que mais um evento se concretizasse, trazendo alegria e encanto para a nossa comunidade, que, diga-se de passagem, participou de forma efetiva do evento.
  
            É dessas escolas acolhedoras e inclusivas de onde saem os nossos instrumentistas e artistas multiplicadores da cultura, homenageados, bem como cidadãos capazes e aptos ao progresso de nossa sociedade. 









Compartilhe no Google Plus

Autor Manaíra em Destaque

    Comentários do Blogger
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário